Postura Profissional

Postura Profissional

Todos temos a nossa auto-imagem, que é a maneira como nos imaginamos, a opinião que temos a nosso respeito. Essa opinião é pessoal e intransferível e está diretamente relacionada à nossa auto-estima, à nossa coragem moral e ao grau de satisfação que sentimos em relação a nós mesmos.

Mas também temos uma imagem pública, que é a forma como somos percebidos e analisados pelos outros. Nossos familiares, amigos, conhecidos e desconhecidos, todos formam uma imagem a partir da percepção de como agimos e aparentamos. Essa imagem, que varia conforme o grau de conhecimento e convivência, é nossa moeda de troca com o meio social. Seremos mais ou menos valorizados – social, afetiva e profissionalmente – de acordo com o grau de aprovação da imagem que os outros tem de nós.

Reconhecer as diferenças entre a forma como os outros nos percebem e a percepção de nós próprios, é essencial para efetuarmos ajustes em nossos comportamentos e atitudes. Deste modo, podemos melhorar nossos índices de aceitação e valorização e, em outras palavras, alcançar o sucesso pessoal e profissional, que é exatamente conseguir aprovação social pelo que somos e fazemos.

A imagem pessoal é resultante da somatória de nossas características físicas, intelectuais, psicológicas e comportamentais. Para cultivar uma imagem positiva, é preciso tratar com carinho essas características individuais.

Podemos cuidar da aparência pessoal dando atenção às roupas, maquiagem, etc; podemos desenvolver o intelecto através do estudo e do lazer cultural; podemos aprimorar nossas características psicológicas melhorando nossa auto-estima e segurança; podemos nos reeducar desenvolvendo nossa capacidade de comunicação e relacionamento.

Muitas pessoas justificam suas atitudes e comportamentos, dizendo: “não me importo com a opinião dos outros, sou assim e pronto, é assim que eu gosto de ser, de me vestir, de agir”.
De fato, toda pessoa é livre para agir como bem quiser e, principalmente, tem o direito de ser como realmente é. Entretanto, essa forma de pensar pode trazer graves inconvenientes para a pessoa, como oportunidades perdidas e portas fechadas em vários momentos de sua vida.
É bem verdade que cada um sabe de si e se dispõe a pagar o preço pelo que acha importante. Entretanto, quando temos vínculo profissional com alguém ou alguma empresa, é preciso lembrar que nossa imagem pessoal e profissional está diretamente relacionada à ele(a).

Portanto, ao comparecer a um evento social, lembre-se da sua responsabilidade em manter uma imagem positiva como profissional e como pessoa. Trajar-se adequadamente para a ocasião, comportar-se à altura do evento e dos convidados, comer e beber com moderação, tratar a todos com simpatia e cordialidade, são aspectos que devem ser levados em conta por uma profissional de sucesso.

Cultive suas qualidades, mas não exagere na dose.
Veja algumas atitudes positivas e o que produzem, quando levadas ao exagero:

Ser sociável é bom, mas...
Essa característica pode ser negativa quando levada ao exagero. Abordar todo mundo numa festa, tratando todos com excesso de intimidade, é bastante desagradável.

Ser alegre é ótimo, mas...
O excesso de alegria pode tornar-se inconveniente. “Rir com os outros” é ótimo, mas “rir dos outros” é péssimo. Cuidado para não exagerar nas piadas e brincadeiras, para não desagradar quando pretende agradar.

Ser comunicativo ajuda muito, mas...
Lembre-se que um bom comunicador deve ser antes de mais nada um bom ouvinte. Falar demais, encantada com o som da própria voz e a certeza das próprias opiniões, sem levar em conta o que pensam os outros, pode fazer de você uma “chata”.

Ser elegante valoriza sua imagem, mas...
O exagero na forma de vestir-se pode expor você ao ridículo.

Descontração é muito agradável, mas...
O exagero na descontração pode causar impressão de desleixo e falta de respeito com o ambiente e as pessoas. Tanto nas roupas quanto nas maneiras, procure estar à altura da ocasião.

Uma atitude reservada é valorizada socialmente, mas...
Uma pessoa excessivamente reservada pode acabar isolada, sem ter com quem conversar numa festa. Cuidado para sua atitude reservada não parecer timidez descontrolada.

0 Response to "Postura Profissional"

Postar um comentário